Perguntas Frequentes
Fique a vontade para me chamar e tirar dúvidas além das listadas a seguir:
Não entendo bem, e quero saber mais sobre:
Não aceito planos de saúde. Porém emito um recibo para reembolso do plano de convênio. Até 100% do valor da sua consulta pode ser reembolsado. Por lei, o plano de saúde precisa reembolsar pelo menos uma parte do valor do atendimento psicológico para você. Verifique no administrativo do seu convênio sobre reembolso.
A terapia é destinada a indivíduos que buscam apoio emocional, crescimento pessoal e resolução de problemas psicológicos. Ela pode beneficiar pessoas de todas as idades e origens, enfrentando uma variedade de desafios, desde questões de saúde mental, como ansiedade e depressão, até dificuldades de relacionamento, estresse, traumas e transições de vida. A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para explorar pensamentos, sentimentos e comportamentos, trabalhando em conjunto com um profissional qualificado para desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento, promover a autoconsciência e alcançar uma melhor qualidade de vida emocional e psicológica.
A duração do tratamento em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo a natureza e a gravidade dos problemas apresentados, a motivação e colaboração do cliente, e a frequência das sessões.
Cada sessão tem duração de 50 minutos a 1h, ocorre uma vez por semana, mas sendo necessário, a frequência pode ser alterada. A duração da terapia varia significativamente dependendo das questões a serem abordadas, podendo se estender por alguns meses ou até por mais de um ano.
A Terapia Cognitivo-Comportamental funciona através da identificação e modificação de padrões de pensamentos e comportamentos que contribuem para problemas emocionais ou comportamentais.
O psicólogo procura compreender o comportamento, as emoções, os pensamentos que estão por detrás de determinada problemática e promover um aumento do autoconhecimento e um maior bem-estar, sendo este um processo nada linear e com um timing muito variável de pessoa para pessoa e muito mais profundo, alterando a pessoa de forma sistêmica (visão de si própria, do mundo, das relações).
A principal diferença entre psicólogos e coaches está na formação e nos objetivos de cada profissão. Psicólogos possuem uma formação acadêmica rigorosa em psicologia, incluindo um diploma de bacharel. Eles utilizam métodos baseados em evidências científicas para diagnosticar e tratar transtornos mentais, emocionais e comportamentais, trabalhando em contextos como consultórios particulares, hospitais e clínicas de saúde mental.
O coach tem o seu foco na resolução de um problema do agora, usando como ferramenta motivação sem olhar para a causa e origem do trauma.
Não, aquilo que é falado em consulta fica na consulta. Um dos princípios que rege a profissão é a confidencialidade, tendo o profissional de assegurar a privacidade e confidencialidade da informação a respeito do seu paciente/cliente.
O psicólogo irá ajudar a pensar sobre perspetivas novas, questionar, confrontar, ajudá-la a compreender-se e aceitar-se. A pessoa é sempre responsável por si própria e a mudança de comportamento começa quando intendemos como funcionamos, é a causa dos nossos traumas.
Sentir-se confortável, respeitada, confiar no seu terapeuta são indicadores de que está bem acompanhada e são fatores essenciais para que as mudanças desejadas aconteçam.